Se mudar o espaçamento da cultura preciso mudar também a adubação?
Vem comigo que você vai entender.
Essa é uma boa pergunta e a resposta não é apenas sim ou não, tem alguns detalhes aqui que você precisa entender.
Se você vai fazer uma adubação para a sua cultura, ou seja, pensando naquilo que ela vai extrair para produzir, então tem duas coisas que influenciam: a quantidade de plantas e a produtividade esperada, grava isso aqui.
Pensa comigo, se a população muda, ou seja, se eu aumento a quantidade de plantas na mesma área, a gente vai ter uma maior quantidade de plantas absorvendo nutrientes.
Por exemplo, você trabalha com milho e saiu de 55 mil plantas/ha para 75 mil plantas/ha, ou se você trabalha com café e saiu de 3.000 plantas/ha para 5.000 plantas/ha, teoricamente a necessidade nutricional também vai aumentar.
Mas por que que eu disse teoricamente? Porque aí a gente tem o segundo fator: a produtividade.
Existem muitos casos onde você aumenta a população de plantas mas não aumenta a produtividade, em muitos desses casos a gente não aumenta a adubação.
Pensa comigo, você tem dois sistemas de produção de soja, um com 300 mil plantas/ha e outro com 450 mil plantas/ha, só que nos dois a produtividade esperada é de 65 sc/ha, então nesse caso a exportação de nutrientes será praticamente a mesma, logo, a adubação permanece a mesma.
Tá, ja entendemos então que se mudar a população e não mudar a produtividade esperada então não muda a adubação, certo? Por aí…
Mas e nos casos onde mudar a população e mudar também a produtividade? Aí sim a gente pensa em mudar a adubação.
Por exemplo, você tem dois sistemas, um com 55 mil plantas/ha e esperando uma produção de 8 t/ha e no segundo sistema 80 mil plantas/ha e esperando produzir 12 t/ha. Bom, aqui não tem jeito, então a extração vai ser maior, e inevitavelmente vamos ter que mudar a adubação, principalmente pra Nitrogenio, potássio e em alguns casos até o enxofre.
Tá, mas como eu faço esse ajuste? Tem no boletim da cultura? Aí que está o detalhe, porque depende do boletim, alguns trazem pra gente a recomendação com base apenas na população e outros acrescentam a produtividade esperada, aí você precisa , como eu posso dizer, minerar um pouco as informações pra poder fazer essa adaptação.
Em culturas perenes como o café e Citrus por exemplo, é comum que os boletins te dêem a recomendação em grama por planta ou por cova, ou seja, automaticamente quando você aumenta a população você aumenta também a adubação.
Por falar nisso, é importante ficar esperto quando a recomendação é por metro linear, ou seja, por sulco. Vou te dar um exemplo prático, você pegou um boletim e ele está dizendo pra você colocar 100 kg/ha de P₂O₅, até aí tudo bem, só que se você modificar o espaçamento você muda a concentração.
Por exemplo, se você vai usar um espaçamento de 50 cm você vai ter 20.000 m de sulco/ha, mas se o espaçamento for de 25 cm você tem 40.000 m de sulco/ha.
Ou seja, a mesma dose vai ser distribuída em um comprimento de sulco duas vezes maior, aí você tem menor concentração do fertilizante por metro linear e vai influenciar no resultado final.
Pra gente finalizar e a resposta ficar mais clara, vou te passar uma regra:
1- Mudou apenas o espaçamento e manteve a população? Então mantenha a adubação.
2 - Mudou a população, mas não mudou a produtividade esperada? Então normalmente a gente mantém também a mesma adubação.
3 - Mudou a população e a produtividade esperada aumentou? Então você precisa recalcular a adubação com base na nova meta produtiva.
E por ultimo, Culturas cuja recomendação é por planta (café, citros, mamão etc. Você vai recalcular sempre que a população mudar.

E se você ficou com alguma dúvida, pode comentar aqui embaixo que se eu puder, com certeza vou te ajudar. Tamo junto!